Café do conhecimento

Um café do conhecimento reúne pessoas que tenham interesse mútuo para uma conversa aberta e criativa. O principal objetivo, mesmo que realizada em formato de reunião, é dar ênfase ao diálogo que permita as pessoas compartilharem idéias e aprenderem uns com os outros.

É uma oportunidade de incentivar as pessoas a construírem alternativas em torno de um problema.

Um café do conhecimento é uma maneira de ter uma discussão em grupo, para refletir, e para desenvolver e compartilhar todos os pensamentos e idéias que irão surgir, de uma maneira agradável e sem conflito durante o encontro. Não há julgamentos e,
normalmente, leva ao desenvolvimento de uma percepção mais profunda da usual. Para uma boa prática sugere-se:

Um café do conhecimento é mais eficaz quando formado entre 15 e 50 participantes. Trinta é um número ideal de pessoas. Se houver mais de 50 participantes, geralmente é necessário empregar microfones para a conversa de um grupo grande, e isso tende a inibir o fluxo da conversa. Uma a duas horas é necessário para um eficiente café de conhecimento.

A única regra é a velocidade que o encontro é realizado de tal forma que a maioria do tempo é gasto em conversa. As apresentações e sessões de feedback não têm lugar nos cafés do conhecimento.

Quem pode usar a técnica café do conhecimento?

Mesmo nas empresas hierárquicas, não há regras para o uso da técnica café do conhecimento. Uma boa aplicação dos cafés do conhecimento depende da cultura da organização. Recomenda-se o método a seguir:

Preparação do café do conhecimento:

a)    é necessário nomear um facilitador. Ele será o incentivador para a participação de todos;

b)    Levantar uma questão de relevância para a discussão entre os participantes;

c)    Fornecer café ou chá é apenas uma opção. O ambiente deve ser confortável e agradável.

Durante o café:

a) o facilitador deve iniciar o café esclarecendo os conceitos e finalidades do encontro e colocar a questão a ser discutida;

b) Os participantes devem reunir-se em grupos para discutir a questão;

c) Todos tem a oportunidade de falar, sem críticas ou interrupções dos outros participantes do grupo;

d) Após todos compartilharem as opiniões, o grupo continua a discussão juntos e em grupo;
Após o café (resultados):

O principal valor de um café do conhecimento é a ligação de idéias e pensamentos que as pessoas fizeram umas
com as outras. Os participantes são estimulados a pensarem em torno de um problema e por sua vez, serem criativas. Os resultados precisam ser arquivados para que o conhecimento compartilhado possa ser reutilizado e útil.

 

Fontes: IDeA2008 e APO 2010.

LEASK, M. et.al.; IDEA: Knowledge Management Tools and Techniques: helping you access the right knowledge at the right time. UK, 2008.

ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION (APO). Knowledge Management Tools and Techniques Manual, 1-2-10, Hirakawacho, Chiyoda-ku, Tokyo, 2010.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s