Você é metacompetente?

Analisando a atualidade do nosso mercado de trabalho, é interessante entender que não basta sermos competente somente em um assunto específico. Concordo que, ser simplesmente competente já não é fácil. Para sermos competentes temos que reunir conhecimentos, habilidades e atitudes referentes a assuntos específicos. Mas tudo isso ainda não basta.
Imagine um Engenheiro Civil, que possui vários anos de experiência, já elaborou projetos grandiosos e resolve abrir uma empresa no ramo da construção civil. Será que ele terá sucesso no novo desafio? Possivelmente. A experiência em grandes projetos, o aprendizado da faculdade e dinheiro para abrir a empresa não é problema, tudo faz parte do planejado. Mas, neste novo desafio, ele deverá ter uma competência diferente da que estava preparado e acostumado enquanto empregado: gerir a sua própria empresa. A chave do sucesso será com certeza a sua competência em ser um bom administrador e um bom engenheiro. Veja que ele precisará ser competente duas vezes.

A metacompetencia é a colaboração entre as competências, que são chamadas de competências essenciais e competências transversais. As competências essenciais, utilizando o exemplo anterior, são as que o engenheiro obteve na sua formação universitária e carreira e que são complementadas pela competência transversal, que é a sua capacidade de gestão. Para o sucesso da sua nova empresa, o nosso amigo engenheiro precisará ser “metacompetente” e deverá se aperfeiçoar nas duas áreas.

Hoje em dia, não é difícil encontrar colaboradores que ajudam a empresa não somente na função em que foi contratado. Observe na empresa em que você trabalha e veja se encontra algum colega que colabora com conhecimentos em uma área ou assunto diferente de sua formação ou função e tire as suas conclusões. Ah! Não se esqueça da auto avaliação.

Se você quer ser competitivo e buscar novos desafios, observe que empresas de recrutamento geralmente buscam por profissionais com boas qualificações na área de atuação que será contratado, mas ter competências em outras áreas passa a ser um diferencial que pode ser decisivo na sua contratação. Pense nisso, e busque ser metacompetente!!!

Um pensamento sobre “Você é metacompetente?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s