Portais Corporativos e os e-knowledge market

Olá caros amigos(as). Estive lendo sobre “conhecimento” e observei, com base em diversos autores, que o conhecimento na forma de capital intelectual pode ser disseminado de diversas formas e também pode ser um modelo de negócio para as organizações.

Com a globalização, organizações de todos os continentes têm a necessidade de repensar os seus modelos de negócio. Fazer adaptações e inovações não é mais uma opção para as organizações, mas sim uma obrigação para empresas modernas e para a sobrevivência em um ambiente tão competitivo. Existem poucas saídas senão a sistemática revisão da estratégia e também o alinhamento da aprendizagem como um objetivo estratégico das organizações.

Uma das formas de se otimizar o uso e compartilhamento do aprendizado e assim melhorar a gestão do conhecimento, é a utilização de portais corporativos.

Lendo Quintanilla e Nogueira (2004) entendi que o modelo de portal corporativo tem a funcionalidade de oferecer acesso às informações e aplicações de forma simples e prática. Esses Portais oferecem acesso a grandes números de colaboradores e promovem o interligamento através de redes de relacionamento.

Os portais corporativos podem estender relacionamentos e estabelecer bases de redes além dos limites das empresas. Essa visão inclui ciclos de inovação mais rápidos e propicia melhores ambientes de aprendizado, melhora o relacionamento e atendimento aos clientes, alinhamento com parceiros comerciais e geram receitas maiores com custos mais reduzidos.

Na era das redes, um desenvolvimento interessante vem surgindo relacionado a otimização da troca de conhecimento, os chamados mercados E-Conhecimento (e-knowledge market).  Esses mercados são um modelo de negócios que estão surgindo com o aumento da utilização da internet e tornaram mais eficientes os mercados de compra e venda dos “serviços de conhecimento”.

Nos mercados de e-knowledge os vendedores de capital intelectual e propriedade intelectual podem encontrar compradores potenciais desses bens, por exemplo, em fóruns on-line.

Um escritor chamado David Skyrme elaborou um projeto para pesquisar essa capitalização e teve como resultado um livro chamado Capitalizing on Knowledge: from e-business to k-business (capitalizando o conhecimento: de e-business para k-business).

Outro autor, Bryan Davis, sobre o título de e-knowledge market descreveu que os mercados de conhecimento podem incluir vários conceitos: mercados de conhecimento digital, redes de conhecimento, mercados de e-learning, comércio de conhecimento, mercados de especialistas, mercados de capital intelectual de e-lance, mercados de propriedade intelectual, lojas de conhecimento, leilões de conhecimento, trocas de idéias, mercados de e-work e mercados de talentos etc. 

Estamos vivenciando uma era de grandes mudanças. Vários autores enfatizam que vivenciaremos um processo rápido de mudanças, nos mesmos moldes que a revolução industrial definiu o trabalho no século XX. Um exemplo desta transição é o portal “Keen”, que oferece conselhos sobre uma variedade de tópicos e já recebeu mais de 100 milhões de dólares da comunidade de capital de risco, e também da empresa Ernest Young, que atualmente está dividida em duas empresas, a Accenture, com foco em consultoria e a Arthur Andersen, focada em auditoria. Ambas oferecem serviços de aconselhamento on-line. 

Um portal corporativo tem um grande alicerce para a disseminação do conhecimento e podem gerar grandes retornos financeiros para as organizações com os mercados de conhecimento. Os países em desenvolvimento já têm esse “novo negócio” maturado e investem bastante na exportação desse bem. Está na hora dos países em desenvolvimento trocarem os produtos “brutos” pelos inovadores através dos ativos intangíveis e repensarem a visão dos portais como uma grande ferramenta para esse mercado.

Caros amigos, está na hora de fazer uma reflexão sobre toda a sua carreira e não esqueça de cada vez mais enriquecer o seu “capital intelectual” !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s